ACESSE

31 de out. de 2015

Peregrinação da imagem e relíquia de Santa Luzia



Programação: Dia 01 de Novembro de 2015 

  • Acolhida e Missa/ 06h:30min/ Comunidade de Pedra Grande;
  • Acolhida e Missa/ 08h:00min/ Comunidade Rosado;
  • Acolhida e Missa/ 10h:00min/ Porto do Mangue;
  • Acolhida e Missa/ 17h:30min/ Bela Vista;
  • CConcentração para Acolhida e procissão motorizada/ 18h:00min/ Bairro Casinhas;
  • Missa de encerramento/ 19h:30min/ Matriz-Carnaubais.


Agenda/ Precisamos de Santos.

Agenda.

Resultado de imagem para agendaSábado dia 31-10:

  • Celebração Eucarística/ 18h:00min/ Bela Vista/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 19h:30min/ Entroncamento/ Pe. Wescley.

Precisamos de Santos

Precisamos de Santos sem véu ou batina. 

Precisamos de Santos de calças jeans e tenis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. 

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. 

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem a sua castidade. 

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida no nosso tempo. 

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. 

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. 

Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que ouçam discmans. 

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de beber um sumo ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. 

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de desporto. 

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. 

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

Carta aos Jovens – Papa João Paulo II 
Santos de calça jeans

29 de out. de 2015

Deus não condena/ Agenda/ Romaria da Juventude.



Deus não condena, Ele só pode amar e o amor é a sua fraqueza e a vitória do homem.


Deus não condena, Ele só pode amar e o amor é a sua fraqueza e a vitória do homem. Essa foi, em resumo, a reflexão do Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 29, na Casa Santa Marta.

Da primeira Leitura, Francisco destacou a fala de São Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. O Papa explicou que é como se o cristão tivesse em mãos essa força da segurança de vencedor, como uma propriedade, e pudesse dizer “sou campeão”. Mas o sentido é outro, disse. O que faz o cristão vencedor é o fato de que nada poderá separá-lo do amor de Deus.

“Não é que nós somos vencedores sobre os nossos inimigos, sobre o pecado. Não! Nós estamos tão ligados ao amor de Deus que ninguém, nenhum poder, nada poderá nos separar deste amor. Paulo viu no dom, viu mais, aquilo que dá o dom: é o dom da recriação, é o dom da regeneração em Cristo Jesus. Viu o amor de Deus. Um amor que não se pode explicar”.
A impotência de Deus é a sua incapacidade de não amar
Francisco explicou que cada pessoa pode até rejeitar esse dom, preferindo a sua vaidade, o seu orgulho, o seu pecado. Mas mesmo assim o dom está ali.
“O dom é o amor de Deus, um Deus que não pode se separar de nós. Essa é a impotência de Deus. Nós dizemos: ‘Deus é poderoso, pode fazer tudo!’. Menos uma coisa: separar-se de nós! No Evangelho, aquela imagem de Jesus que chora sobre Jerusalém nos faz entender algo desse amor. Jesus chorou! Chorou sobre Jerusalém e naquele choro está toda a impotência de Deus: a sua incapacidade de não amar, de não se separar de nós”.
A segurança do homem: Deus não condena, só pode amar
Sobre esse episódio do Evangelho, o Papa explicou que Jesus chorou sobre Jerusalém que matou os seus profetas, aqueles que anunciavam a sua salvação. E Deus disse: “Quantas vezes quis reunir os teus filhos como uma galinha e os seus pintinhos sob suas asas e vocês não quiseram”. Essa é uma imagem de ternura, lembrou o Papa, e por isso São Paulo entende e diz que foi convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos e nem nada pode separar o homem desse amor divino.
“Deus não pode não amar! E essa é a nossa segurança. Eu posso rejeitar aquele amor, posso rejeitar como fez o bom ladrão, até o fim da sua vida. Mas ali o esperava aquele amor. O pior, o que mais diz blasfêmias é amado por Deus com uma ternura de pai. E como diz Paulo, como diz o Evangelho, como diz Jesus: ‘Como uma galinha com os pintinhos’. E Deus, o Poderoso, o Criador pode fazer tudo: Deus chora! Neste choro de Jesus sobre Jerusalém, naquelas lágrimas, está todo o amor de Deus. Deus chora por mim, quando eu me afasto; Deus chora por cada um de nós; Deus chora por aqueles malvados, que fazem tantas coisas ruins, tanto mal à humanidade…Espera, não condena, chora. Por que? Porque ama!”.
Fonte: http://papa.cancaonova.com/deus-nao-condena-so-pode-amar-diz-papa/

Agenda:

Quinta-Feira dia 29-10:
  • Adoração ao Santíssimo/ 19h:30min/ Matriz de Santa Luzia/ João Paulo. 

Romaria da Juventude: "Juventude construindo uma nova sociedade"



26 de out. de 2015

Agenda/ Igreja em dia.



Resultado de imagem para agenda pngAgenda:

Terça-Feira dia 27:

  • Reunião de Liturgia/ 17h:00min/ C.P.S.L/ Rosineide.

Igreja em Dia

Em Cafarnaum.
As margens do Rio Jordão em Israel. 
RETIRO ESPIRITUAL
Dom Marino e alguns sacerdotes de nossa Diocese estão na Terra Santa vivendo um Retiro Espiritual. Eles encerram esta peregrinação pelos lugares onde Jesus viveu e cumpriu sua missão no dia 29 de outubro. 
 ROMARIA DA JUVENTUDE
Acontecerá no dia 1º de novembro a 19ª Romaria da Juventude de nossa Diocese. Este grande evento reunirá a juventude católica em Patu, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis. A Romaria começará, às 5h30, no largo da Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Patu. De lá, os jovens seguirão para o Santuário, animados pela banda Anjos de Deus. Na chegada ao Santuário haverá uma missa, às 9h, presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana. Após a missa haverá show com a banda Patu Louvar e com o DJ católico Ronny, de Recife-PE.
 VIAGEM APOSTÓLICA
O papa Francisco fará viagem apostólica à África, de 25 a 30 de novembro. O pontífice desembarcará no Quênia, depois seguirá para Uganda, onde permanecerá dois dias, e encerrará a visita na República Centro-Africana. Acompanhemos o papa com nossas orações.
 Fonte: Coluna Fé e Vida no jornal Gazeta do Oeste-  Joscelito Marques/ http://www.diocesedemossoro.com

Festa de Nossa da Conceição

Camisa da festa de Nossa Senhora da Conceição/ Entroncamento-Carnaubais/RN. Adiquira já a sua no valor de R$ 17:00 Reais. Interessados procurar a equipe.

24 de out. de 2015

Adão e Eva existiram de verdade?/ Agenda/ Convites.



Agenda:

Sábado dia 24-10:

  • Celebração da Palavra/ 18h:00min/ Bela Vista/ Comunidade;
  • Celebração da Palavra/ 19h:30min/ Entroncamento/ Comunidades.

Domingo dia 25-10:

  • Encontro de Catequese/ 08h:00min/ C.P.S.L/ Catequese;
  • Celebração da Palavra/ 06h:30min/ Pedra Grande/ Suely;
  • Celebração da Palavra/ 08h:00min/ Rosado/ Comunidade;
  • Celebração Eucarística/ 10h:00min/ Porto do Mangue/ Pe. César;
  • Celebração Eucarística/ 19h:30min/ Matriz de Santa Luzia.

Adão e Eva existiram de verdade?

Os primeiros homens de que fala o Gênesis podem muito bem ter sido rudimentares, como mostram os indícios dos fósseis da pré-história. As ideias religiosas de Adão poderão ter sido puras, mas sob a forma de intuições concretas como dos povos primitivos e das crianças; não se tratava de altos conhecimentos teológicos.
Adão e Eva existiram de verdade - 1600x1200

Adão (= Adam, homem) e Eva (=Mãe dos viventes) representam o ser humano criado por Deus. São tão reais quanto é real o gênero humano. Deus se apresentou ao homem nas suas origens, ao homem real e não a um ser fictício. Eles existiram de fato; foram os primeiros seres humanos que receberam de Deus uma alma imortal.

Adão e Eva não são nomes próprios

Por outro lado, Adão e Eva não são nomes próprios como João, Pedro e Maria o são. Então, não necessariamente representam apenas o primeiro casal de humanos, mas os primeiros humanos. São nomes de origem hebraica que significam apenas “homem” e “mulher”. Por isso, a Igreja deixa para o estudo dos cientistas mostrar como os seres humanos surgiram trazidos por Deus; se de apenas um casal (monogenismo) ou de vários casais de um mesmo tronco (poligenismo). O que a Igreja não aceita é que a humanidade tenha surgido, ao mesmo tempo, de vários troncos, em lugares diferentes.

Então o que a Bíblia quer nos ensinar?

O Gênesis, em seus três primeiros capítulos, usa de linguagem figurada para revelar verdades religiosas, não científicas ou históricas. Em resumo, a Bíblia quer nos ensinar apenas o seguinte:
1) Deus criou o ser humano, homem e mulher, podendo ter utilizado a evolução da matéria preexistente até chegar ao grau de complexidade do corpo humano;
2) O Senhor concedeu aos primeiros pais graças espirituais especiais: “justiça original” (harmonia consigo, com a mulher, com a natureza e com Deus), e “estado de santidade” (comunhão profunda com Deus, participação da vida divina), dons preternaturais (não sofrer, morrer, ciência infusa, etc).
3) O Criador indicou aos primeiros pais um modelo de vida figurado pela proibição de comer a fruta da árvore da ciência do bem e do mal. Isso significava que o homem não deveria ser “o árbitro do bem e do mal”, e já que foi elevado à especial comunhão com Deus, deveria comportar-se não simplesmente de acordo com seu bom senso ou suas intuições racionais, mas segundo as normas correspondentes de sua dignidade de filho de Deus;
4) O homem, por soberba e desobediência, disse ‘não’ a esse modelo de vida e ao convite do Criador, perdendo assim o “estado de santidade” e de “justiça original”. Dessa forma, o sofrimento e a morte entraram no mundo por causa do pecado original; isso levou São Paulo a dizer que “o salário do pecado é a morte” (Rom 6, 23).
Não é preciso exagerar a perfeição do estado primitivo da humanidade por causa dos dons preternaturais, e da ” justiça original”. Foi um estado belo, mas do ponto de vista religioso e moral apenas, não sob o aspecto da civilização ou da cultura.
Fonte: http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/adao-e-eva-existiram-de-verdade/

Convites:





20 de out. de 2015

Clero da Diocese viaja para Terra Santa/ Romaria da Juventude/ Cavalgada de Nª Senhora das Graças.



Clero da Diocese viaja para Terra Santa


O clero da Diocese de Mossoró segue hoje, 20, para a Terra Santa, onde permanece em retiro espiritual até o dia 29. O bispo e os padres percorrerão os lugares que marcaram a vida e missão de Jesus, fazendo uma releitura dos seus conhecimentos teológicos a respeito do Mistério de Cristo.

O itinerário começa por Nazaré, passando por Belém e diversos lugares significativos para a missão de Jesus, terminando com as localidades relacionadas à sua paixão, morte e ressurreição.

De acordo com Dom Mariano Manzana em texto publicado no jornal A Luz, a viagem não tem o objetivo de satisfazer curiosidades de caráter turístico. A intenção é vivenciar  espiritualmente um retiro em forma de peregrinação pelos lugares santos, através da contemplação, pregações, celebrações e convivência fraterna.

Fonte: http://www.diocesedemossoro.com/

Romaria da Juventude:




Mais uma atração para este ano, será a presença do DJ Ronny Moura, diretamente de Recife, trazendo o louvor ao som da batida contagiante da cristoteca e conduzindo o momento do Happy Holi!!!

Cavalgada de Nª Senhora das Graças:


19 de out. de 2015

Qual é a nossa missão?

Eu, você e todos os cristãos temos um chamado especial de Deus
Você já parou para pensar para que servem os balões? Eles com suas diferentes cores e tamanhos, ornamentam festas, alegram o ambiente, divertem as crianças, chamam atenção daqueles que olham, enfeitam o mundo. Muito bem! No entanto, eles só conseguem fazer tudo isso se estiverem cheios. Para que servem balões vazios? Não servem para nada, não têm vida, não tem beleza, não alegram, vão para o lixo.
E os cristãos? Para que servem os cristãos?
Deus, para salvar a cada um de nós, enviou seu Filho e Seu Filho enviou a Igreja, isto é, os Apóstolos e seus sucessores (cf. Mt 10, 16ss; Jo 20,21-23), com a missão de espalhar a Boa Nova do Reino de Deus pelo mundo. A missão dos apóstolos, e de todos nós que aderimos a Cristo, é continuar sua missão nesta terra. Que missão! Difícil, árdua, mas muito bela; levar cada pessoa viver no Reino de Deus; reino de paz, de amor, de verdade, de justiça e de liberdade. Levar as pessoas a um dia viver eternamente com Deus no Céu. São Paulo disse que “olhos humanos jamais viram, ouvidos humanos jamais ouviram, e coração humano jamais sentiu o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. (1 Cor 2,9; Is 64,4).
A Didaquê, um documento cristão do primeiro século, dizia que: “Aquilo que a nossa alma é para o corpo, os cristãos são para o mundo”. Sem a alma o corpo não tem vida, sem os cristãos o mundo não tem vida. Por isso Jesus disse: “Vós sois o sal da terra” (Mt 5,13). “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14). A luz do cristão, que é a Luz de Cristo, ilumina este mundo de trevas do pecado: ódio, ganância, brigas, mortes, roubos, adultérios, vanglórias, exibicionismos, orgias, comilanças, bebedeiras…
É o sal que dá sabor ao alimento e que o conserva. Só Cristo conserva a vida com sabor e com integridade. E Ele quer que os cristãos sejam os portadores e irradiadores dessa luz que ilumina as trevas e esse sal que dá sabor e vida.
Mas, para continuar a missão de Cristo, é necessário sermos semelhantes a Ele. Ele deixou claro que sem Ele não podemos fazer nada (cf. João 15,5). Por isso, o cristão só poderá ser o sal da terra e a luz do mundo se estiver repleto de Cristo. São Paulo era um gigante evangelizador porque tinha consciência de que não era ele quem vivia, mas que “Cristo vivia nele”, e lhe dava força e coragem de enfrentar muitas viagens, perseguições, açoites, prisões, etc..
E quem nos faz semelhantes a Cristo, repletos de Cristo, portadores de Cristo, é o Espírito Santo.
Prof. Felipe Aquino
Confira na íntegra: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2015/10/19/qual-e-a-nossa-missao/

17 de out. de 2015

Agenda/ O Espírito Santo está em você/ Convites:




Agenda.

Sábado dia 17-10:


  • Celebração Eucarística/ 16h:30min/ Arenosa/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 18h:00min/ Bela Vista/ Pe. Wescley;
  • Reunião do Grupo de Jovens El Shaddai/ 18h:00min/ CPSL/ El Shaddai;
  • Celebração Eucarística/ 19h:30min/ Entroncamento/ Pe. Wescley;

Domingo dia 18-10:

  • Celebração Eucarística/ 06h:00min/ Rosa Luxemburgo/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 08h:00min/ Rosado/ Pe. Wescley;
  • Batizados/ 09h:15min/ Porto do Mangue / Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 10h:00min/ Porto do Mangue/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 16h:00min/ Tocantins/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 17h:15min/ Alto das Graças/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 19h:30min/ Matriz / Pe. Wescley.

O Espírito Santo está em você:




        O Espírito Santo já está em você. A questão não é de merecimento ou grau de santidade, como pensam alguns. Você recebeu o Espírito Santo em seu batismo, em sua crisma.
Com a terra acontece a mesma coisa: no fundo dela há veios, lençóis d’água. É preciso perfurar a terra até atingi-los. Logo que isso acontece, a água sobe com toda a força. E para que aconteça o batismo no Espírito no Santo, é preciso apenas perfurar a “rocha” que, infelizmente, se criou em cada um de nós. Quando a “região” onde está o Espírito Santo é atingida, Ele vem com toda a força: foi o que aconteceu em Pentecostes.

Convites:







15 de out. de 2015

Feliz dia do Professor!/ Agenda/ Amor de Deus é gratuito

Feliz dia do Professor!!



Agenda.

Sexta-Feira dia 16-10:

  • Celebração Eucarística/ 17h:30min/ Umbuzeiro/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 19h:00min/ Frutivila/ Pe. Wescley.

Papa diz não ao controle da salvação: 

Amor de Deus é gratuito

Na homilia de hoje, Francisco destacou que a salvação é gratuita, não se deve cair na tentação de querer controlá-la
Proteger-se dos doutores da lei que limitam os horizontes de Deus e minimizam o seu amor. Essa foi uma das passagens da homilia do Papa Francisco, na Missa desta quinta-feira, 15, na Casa Santa Marta. A reflexão de Francisco teve como foco o mandamento do amor e a tentação de querer controlar a salvação.
“Uma das coisas mais difíceis de entender, para todos nós cristãos, é a gratuidade da salvação em Jesus Cristo”. Papa Francisco desenvolveu a sua homilia destacando que São Paulo já havia encontrado grandes dificuldades em fazer os homens do seu tempo compreenderem que esta é a verdadeira doutrina.
Não se pode limitar os horizontes de Deus uma vez que seu amor não tem limites, lembrou o Papa, recordando as duras palavras de Jesus aos doutores da lei da época, que afastavam do povo a chave da gratuidade da salvação. Esses doutores da lei, explicou o Papa, pensavam que respeitando todos os mandamentos viria a salvação e quem não os respeitassem eram condenados.
Francisco observou que existem sim os mandamentos, mas a síntese de tudo é amar Deus e amar o próximo. E com essa atitude de amor, a humanidade fica à espera da gratuidade da salvação, porque o amor é gratuito. “Se eu digo ‘eu te amo’, mas tenho um interesse por detrás, isso não é amor, mas interesse”.
“Por isso, Jesus diz: ‘O amor maior é este: amar Deus com toda a vida, com todo o coração, com toda a força… e ao próximo como a ti mesmo’, porque é o único mandamento à altura da gratuidade da salvação de Deus. E acrescenta: ‘Nesse mandamento, estão incluídos todos os outros; a fonte é o amor, o horizonte é o amor’. Se você fechar a porta e levar embora a chave do amor, não estará à altura da gratuidade da salvação que recebeu. A luta pelo controle da salvação não se encerrou com Jesus e Paulo”.
Francisco mencionou que este ano se recordam 500 anos do nascimento de Santa Teresa d’Ávila, celebrada pela Igreja hoje. “Uma mística a quem o Senhor deu a graça de compreender os horizontes do amor. Ela também foi julgada pelos doutores de sua época. Aqueles santos, salientou o Papa, foram perseguidos por defender o amor, a gratuidade da salvação e a doutrina. Muitos deles, como também Joana D’Arc.
O Papa finalizou a homilia lembrando que esta luta não termina. Seria bom se cada um se perguntasse: ‘Acredito que o Senhor me salvou gratuitamente?’ Creio que não mereço a salvação? E se a mereço, é graças a Jesus Cristo e àquilo que Ele fez por mim?”
“Perguntemo-nos, porque somente assim seremos fiéis a esse amor tão misericordioso: amor de pai e de mãe, pois Deus também diz que Ele é como uma mãe conosco; grandes horizontes, sem limites nem limitações. E não nos deixemos enganar pelos doutores que limitam esse amor”.
Fonte: http://papa.cancaonova.com/papa-diz-nao-ao-controle-da-salvacao-amor-de-deus-e-gratuito/


14 de out. de 2015

Agenda/ Iª Moto Romaria da Luz [Fotos]/ 19ª Romaria da Juventude.



Agenda: 

Quarta-Feira dia 14-10:

  • Celebração Eucarística/ 19h:30min/ Bairro Pacheco/ Pe. Wescley.

Quinta-Feira dia 15-10:

  • Celebração Eucarística/ 17h:30min/ Jenipapeiro/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 19h:00min/ Conj. João Teixeira Filho/ Pe. Wescley;
  • Adoração ao Santíssimo/ 19h:30min/ Igreja Matriz/ Irene e João Paulo. 

Iª Moto Romaria da Luz [Fotos]













Vem ai!!!