ACESSE

25 de ago. de 2015

Tau: Símbolo Religioso!




Há certos sinais que revelam uma escolha de vida. O TAU, um dos mais famosos símbolos franciscanos, hoje está presente no peito das pessoas num cordão, num broche, enfeitando paredes numa escultura expressiva de madeira, num pôster ou pintura. Que escolha de vida revela o TAU? Ele é um símbolo antigo, misterioso e vital que recorda tempo e eternidade. A grande busca do humano querendo tocar sempre o divino e este vindo expressar-se na condição humana.
Horizontalidade e verticalidade. As duas linhas: Céu e Terra! Temos o símbolo do TAU riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Achenaton no antigo Egito e na arte da civilização Maia. Francisco de Assis o atualizou e imortalizou. Não criou o TAU, mas o herdou como um símbolo seu de busca do Divino e Salvação Universal.
Existe somente um texto bíblico que menciona explicitamente o TAU, última letra do alfabeto hebraico, Ezequiel 9, 1-7: “Passa pela cidade, por Jerusalém, e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as práticas abomináveis que se cometem”. O TAU é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assinalar. Marcar com um sinal é muito familiar na Bíblia. Assinalar significa lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. É confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O TAU é selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção. É segurança e redenção, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspiração e inspiração.
O TAU, O CORDÃO E OS TRÊS NÓS
Em geral, o Tau pendurado no pescoço por um cordão com três nós. Esse cordão significa o elo que une a forma de nossa vida. O fio condutor do Evangelho. A síntese da Boa Nova são os três conselhos evangélicos=obediência, pobreza, pureza de coração. Obediência significa acolhida para escutar o valor maior. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Pobreza não é categoria econômica de quem não tem, mas é valor de quem sabe colocar tudo em comum. Ser pobre, no sentido bíblico-franciscano, é a coragem da partilha. Ser puro de coração é ser transparente, casto, verdadeiro. É revelar o melhor de si. Os três nós significam que o obediente é fiel a seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos. Tudo isto está no Tau da existência!
 Agenda para Quarta-feira: Dia 26-08 
  • Celebração Eucarística/ 19:30 horas/ Bairro Pacheco/ Pe. Wescley.
Iniciação/Sacramento:  

Missa: Domingo, dia 23 de agosto.






Dominical:

 É na Escola Bíblica Dominical que começamos a caminhar na palavra de DEUS. 









21 de ago. de 2015

O Temor de Deus.





Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração. Todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus! Santo Anastácio a este respeito dizia: "A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?". Não esqueçamos, portanto, de pedir ao Deus Espírito Santo a graça de estarmos em sintonia diária com os preceitos do Criador. Por este divino dom, torna-se Deus a pessoa mais importante em nossa vida, onde a alma docemente afasta-se do erro pelo temor em ofendê-Lo com nossos pecados.

#Agenda para Sexta-feira: Dia 21-08
  • Celebração Eucarística/ 19:00 horas/ Frutivila/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 17h:30min/ Umbuzeiro/ Pe. Wescley;
#Agenda para o Sábado: Dia 22-08

  • Celebração Eucarística/ 16h:30min/ Mutamba/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 18:00 horas/ Bela Vista/ Pe. Wescley;
  • Celebração Eucarística/ 19h:30min/ Entroncamento/ Pe. Wescley.


  • #Cristo Fest: 





    19 de ago. de 2015

    Agenda/ Grupos de Jovens.

    #Dom Piedade:

              É uma graça de Deus na alma que proporciona salutares frutos de oração e práticas de piedade ensinadas pela Santa Igreja. Nos dias de hoje, considerando a população mundial, há poucas, muito poucas pessoas que acham prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o são, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escárneo de pessoas que tem outra compreensão da vida. Realmente, é grande a diferença que há entre um e outro modo de viver. Resta saber qual dos dois satisfaz mais à alma, qual dos dois mais consolo lhe dá na hora da morte, qual dos dois mais agrada a Deus. Não é difícil acertar a solução do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras. 


    #Agenda:
    Dia 19 de Agosto (Quarta-Feira)
    • Celebração Eucarística/ 19:30 horas/ Bairro Pacheco/ Pe. Wescley;
    Dia 20 de Agosto (Quinta-Feira)
    • Celebração Eucarística/ 17:30 horas/ Jenipapeiro/ Pe. Wescley;
    • Celebração Eucarística/ 19:00 horas/ João Teixeira Filho/ Pe. Wescley.
    • Adoração ao Santíssimo Sacramento/ 19:30 horas/ Igreja Matriz.



    #Encontro: Grupos de Jovens:

    No dia 16-08 (Domingo), aconteceu a reunião entre o grupo de Jovens A caminho de Jesus (Comunidade do Pai João) e o grupo Seguidores de Cristo (Jenipapeiro). Na mesma aconteceram momentos de dinâmicas, leitura e reflexão da palavra e orações



     


    14 de ago. de 2015

    Dom/ Agenda/ Porto do Mangue.





    #Dom do Entendimento:

               Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem. A aparente correlação não significa que quem possui a sabedoria, já traga consigo o entendimento por consequência (ou vice-versa). Existe uma clara distinção entre um e o outro. Para exemplificar: Há fiéis que entendem as contemplações do terço, mas o rezam por obrigação ou mecanicamente (Possuem o dom do entendimento). Há outros que, por sua simplicidade, nunca procuraram entender o seu significado, mas praticam sua reza com sabor, devoção e piedade, ignorando seu vasto sentido (possuem o dom da Sabedoria). Este exemplo, logicamente, se aplica às ciências naturais e divinas, logo ao nosso dia-a-dia. Não sendo um consequência do outro, são distintamente preciosos e complementam-se mutuamente, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas forças, com toda a nossa devoção e inteligência e sensível percepção das coisas terrenas, que devem estar sempre direcionadas às coisas celestes.

    #Agenda para a Sexta-feira: 14/08
    • Celebração Eucarística/ 17:30 horas/ Água Branca/ Pe. Wescley;
    • Celebração Eucarística/ 19:30 horas/ Bairro Casinhas/ Pe. Wescley;
    #Agenda para o Sábado: 15/08
    • Encerramento da Festa de Nossa Sª dos Navegantes/ 10:00 horas/ Porto do Mangue/ Pe. Wescley;
    • Celebração Eucarística/ 16:30 horas/ Arenosa/ Pe. Wescley;
    • Celebração Eucarística/ 18:00 horas/ Bela Vista/ Pe. Wescley;
    • Celebração Eucarística/ 19:30 horas/ Entroncamento/ Pe. Wescley.

    # Celebração da palavra na cidade do Porto do Mangue:
    Perdoai-vos mutuamente 70x7.
    Bela Vista anunciando a palavra de Deus.


    Foto: Face/ Francielda Amorim       




    12 de ago. de 2015

    Dom/ Agenda/ Cristo Fest.

    Dom do CONSELHO:


               Permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em determinadas circunstâncias. Nos ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem. Hoje, mais do que nunca está em foco a educação da mocidade e todos reconhecem também a importância do ensino para a perfeita formação da criança. As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos apercebermos. É uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade. Para que possamos auxiliar o próximo com pureza e sinceridade de coração, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmão as lições temporais que levam ao caminho da salvação. É sob a influência deste ideal que a mãe ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes cristãs, da caridade, da obediência, da penitência, do amor ao próximo.

    Image result for meeting agenda icon

    Agenda:

    #Para o dia 13 (Quinta-Feira):
    • Celebração Eucarística/ 16:30 horas/ Cidade Histórica/ Pe. Wescley e Adriana;
    • Celebração Eucarística/ 19:00 horas/ Mutambinha/ Pe. Wescley.

    Cristo Fest: 

    A coordenação do evento comunica que as encomendas para as camisas acontecerá até Sexta-Feira dia 14 de Agosto..



    11 de ago. de 2015

    Final de semana na Paróquia.

    #Animação Vocacional:

    Nos dias 08 e 09 de Agosto, aconteceu em nossa Paróquia a Animação Vocacional.
     Confira as fotos:









    “A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada – a vocação ao amor – e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele.” (Lumen Fidei)





    9 de ago. de 2015

    Feliz dia dos Pais/ 5ª Caminhada da Família



    Aos pais;



    Na Sua criação, Deus estabeleceu que todo ser humano gozasse da alegria de ter um pai e uma mãe, porque eles são uma bênção para os filhos. O Senhor colocou você na vida de seu filho como uma bênção, e você que é pai precisa saber disso. Não pense que por causa de seus limites e fracassos, das coisas ruins e do relacionamento que você tem, hoje, com o seu filho, você é um mal. Mesmo que alguém tenha lhe dito isso, saiba e assuma que Deus o colocou na vida dos seus como uma bênção.
    O pai é aquele que educa pelo amor e foi constituído por Deus para ser uma manifestação do amor d’Ele na vida dos filhos.
    Então, não existe um outro caminho melhor para educarmos nossos filhos do que o amor. É o amor que educa, forma, transforma. Mesmo quando é preciso firmeza, ela precisa ser uma manifestação de amor.
    A Palavra de Deus diz aos genitores que estes devem corrigir os filhos, mas também lhes diz que não os [filhos] tratem com demasiada aspereza nem os levem a um esgotamento no relacionamento. Não faça da vida deles uma disciplina sem amor, de modo que desanimem e se desesperem; mas, pelo amor, eduque-os e vocês serão para eles um caminho de salvação.
    Em Efésios 6, 1-3: “Honra teu pai e tua mãe para seres feliz e ter uma longa vida sobre a terra”.
    Quem despreza os pais e não dá ouvidos a eles, não tem vida longa sobre esta terra. A paternidade divina é a fonte pela qual vem a paternidade humana. É da paternidade de Deus que o pai recebe o dom, a força e a sabedoria para educar os filhos.
    Os pais que rezam pelos filhos e ouvem a Deus, tornam-se um sinal de salvação para os herdeiros que lhes foram dados pelo Senhor.
    É por esta razão que os filhos devem obediência a seus genitores, porque a autoridade que estes têm sobre a vida dos filhos vem de Deus. Pois o Senhor fala aos filhos pela boca dos pais.
    Márcio Mendes
    Comunidade Canção Nova
    #Caminhada da Família:




    8 de ago. de 2015

    Qual será o plano de Deus para sua vida? (Animação Vocacional)

    A Paróquia de Santa Luzia-Carnaubais, realiza hoje e amanhã a Animação Vocacional nas comunidades, sinta-se convidado a participar.


    # No Bairro Pacheco: Manhã do Sábado (08)


    Todo homem traz consigo o questionamento: “Qual a minha vocação? O que Deus quer de mim? Para que vim ao mundo?”. E quando falamos de vocação podemos, muitas vezes, parar em conceitos humanos e ideias vazias a respeito. Contudo, para discernirmos a vontade de Deus para nossa vida é preciso ir além. Neste mês de agosto a Igreja comemora o mês vocacional e nos convida à oração e à reflexão sobre o plano que Deus traçou para nossa vida e para a vida de nossos irmãos.
    A palavra “vocação” pode ser entendida de várias maneiras, mas sempre traz em si a certeza da realização de algo. Vocação pode ser o estado de vida que desejamos abraçar, ou seja, matrimônio, sacerdócio ou celibato. E também pode ser a profissão que exercemos em nosso cotidiano ou até mesmo algo que gostamos muito de fazer.
    Um só homem pode, no decorrer de sua vida, corresponder de forma diversa a várias vocações pessoais. Um padre, por exemplo, pode ser chamado a uma vocação missionária ou paroquial. Uma mulher que já correspondeu ao chamado do matrimônio traz em si vocação à maternidade e pode também ser uma professora.
    Um professor de matemática recebe de Deus a capacidade e o dom para que possa corresponder a essa vocação e se realizar ao viver essa profissão. O mesmo vale para o padeiro, o motorista, o médico, a doméstica, o gari e a tantas profissões que poderíamos nomear. Todos trazemos em nós determinadas qualidades que são importantes para o mundo, as quais, quando vividas com dignidade e santidade, nos proporcionam felicidade e, ao mesmo tempo, colaboram para a construção do mundo. Por essa razão, todas as vocações são importantes.