ACESSE

30 de abr. de 2010

COMUNICAÇÃO UM ATO DE ESCUTAR

No estabelecimento da comunicação inter-pessoal, alguns elementos são de grande importância para que a comunicação aconteça de forma coesa, como: o ato de ouvir o outro, tentar compreender os sinais, as sons emitidos na hora da verbalização das palavras, para que haja a interatividade, uma resposta, uma vez que as palavras exercem são carregadas de significados. É possível que construamos, edifiquemos, alegremos a vida de uma pessoa, mas é possível também pode acontecer o contrário.
Ouvir é um valor, uma atitude que nos dias atuais está perdendo a sua importância e seu significado, uma vez que a sociedade de modo geral caminha dividida em busca de realizações e ideais diferentes.
A comunicação se constrói, se realizar nos pequenos gestos, também com o espírito ousado, ou seja, o forte desejo de expressar algo de positivo, externalização dos sentimentos sejam eles positivos ou negativos.Em todos os momentos da vida, queremos nos realizar como pessoa, ser feliz. É verdade que algumas vezes chegamos a desistir, de tudo aquilo que estávamos construindo, pois circunstâncias a levam a isso.
A vida em si é uma expressão de comunicação, pois acreditamos ser essa, resultado de uma experiência de amor. Desta forma, a comunicação perpassa por todas as esferas da vida, das nossas realizações. Sem esta comunicação é quase que impossível viver, pois ela esta inerente as diferentes ações e relações dos diferenciados graus.
No processo da comunicação é importante lembrarmos sempre da atitude de ouvir, em meio às diversas interpelações que surgem no dia - a – dia. Ouvir é também questão de se auto-disciplinar, pois nós muitas das vezes estamos acostumados somente a falar, a querer dar respostas para tudo.
A comunicação é uma necessidade que faz parte do ser humano, constituído de suas complexidades. É preciso que haja o processo de libertação de tudo aquilo que se torna resistência e, sobretudo, impedindo o gesto de ser humilde, ter a capacidade de olhar e de reconhecer no outro o valor que tem a comunicação.

A nossa comunicação só será de qualidade quando usarmos da atitude humana que deve nos acompanhar todos os dias de nossas vidas: o escutar, a palavra escutar parece não tem significado, é aí que nos enganamos. Eu posso dar uma resposta feliz ou infeliz, após um momento de escuta. Só irei ser capaz de compreender o outro quando eu for capaz de compreender a mim mesmo como pessoa, aceitando as minhas limitações, tudo aquilo que às vezes não é identificado com minha pessoa.

Por: Alcides Alves
Seminarista da Diocese de Santarém-Pará.
Estudante de Filosofia e Ciências da Religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário