ACESSE

14 de jun. de 2017

Corpus Christi



Nesta quinta-feira, 15 de junho, nós celebramos a Solenidade de Corpus Christi, cuja expressão significa: o corpo de Deus. Esta festa foi instituída pelo Papa Urbano IV no século XIII na Bélgica. No princípio, essa festa tinha como motivação expressar todo nosso amor e veneração pela Eucaristia. Com a Reforma Protestante, essa festa se intensificou mais ainda e dessa vez teve outro objetivo : dar uma resposta aos protestantes sobre a presença verdadeira e real de Nosso Senhor Jesus Cristo nas espécies consagradas do pão e do vinho. E séculos mais tarde, essa festa teve o alcance em toda a Igreja Católica incentivando, promovendo e celebrando esse grande mistério de fé: a Santíssima Eucaristia.
Biblicamente falando, a origem da Eucaristia se encontra no livro do Genesis, quando Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo, oferece o pão e o vinho. Na ultima ceia, Jesus fez a mesma coisa: no pão e no vinho oferece seu Corpo e Sangue como alimento e bebida para a vida eterna. Quem comer desse pão e beber desse cálice possui a vida eterna (cf. Jo 6, 54). Comungar da Eucaristia, cuja palavra significa ação de graças, é manter uma profunda e íntima comunhão com Nosso Senhor. É a mais perfeita de todas as formas de comunhão com o Nosso Senhor. Não é privilégio, mas é prêmio, CONSCIÊNCIA, conversão e alegria para aqueles que se aproximam da mesa do Altar.
Há um pensamento bonito da Santa Igreja que se encontra na Constituição da Sagrada Liturgia que serve para nossa reflexão nesse dia santo: “A Eucaristia é o ápice da vida da Igreja”, isto é, todos os trabalhos dos movimentos, grupos, serviços e comunidades encontrarão sentido se levarmos até a Eucaristia. Abastecido pelo sublime alimento, nossa ação apostólica será eficaz. Padre Dehon dizia que sem a Eucaristia o operário era fraco, seu trabalho era improdutivo. A Eucaristia fortalece nossa missão na Igreja e no mundo.
Nesse mesmo pensamento, temo de levar em conta nossa maneira de celebrar a Eucaristia: ir a missa com alegria, saborear cada momento do ritual litúrgico, fazer silêncio quando necessário... e ao sair da Missa, se permitir que Jesus, Palavra e Eucaristia, transforme nossa maneira de ser, de pensar e de agir.
Há outro aspecto da Eucaristia a ser levado em conta: a Adoração ao Santíssimo Sacramento. É necessário dedicar tempo diante do Santíssimo, a fim de contemplar a maravilha da nossa fé. O Papa Francisco dizia para nós dehonianos, e que também serve para todos: é necessário perder tempo diante do Santíssimo. Perder tempo não é um desperdício ocioso, mas sim um profundo silêncio que se trabalha interiormente. A capela do Santíssimo é um lugar por excelência de silencio. Temos uma vida tão agitada, corriqueira e intensa que necessita de alguns minutinhos de profunda solidão acompanhada do santíssimo.
Dentro do espírito litúrgico da Solenidade do Corpo de Deus, temos alguns adicionais na liturgia que nos ajudam a entender tão grande dignidade e divindade da Eucaristia. O primeiro elemento é a confecção do tapete que realça o caráter tão elevado de quem pisa nele; as flores brancas que sinalizam a festa e a alegria; a procissão com o Santíssimo pelas ruas demonstrando publicamente nossa verdadeira fé; e, por fim, a bênção do Santíssimo.
A Eucaristia é o nosso milagre maior. É o milagre da fé : só se vê bem com os olhos da fé. Contudo, há algumas pessoas que duvidam da sacramentalidade eucarística. E daí que historicamente surgiram muitos milagres eucarísticos. Segundo a revista Jesus, das edições Paulinas de 1983, foi constatado mais de 130 milagres eucarística, dentre eles o mais conhecido de Lanciano, na Itália; também nós temos na Paraíba na cidade de Sousa o Milagre Eucarístico e nesse local foi construído o Santuário Eucarístico Aparecida do Bom Jesus . Não precisamos duvidar da Eucaristia, mas somente crer. Como dizia Santo Agostinho: crer para conhecer e conhecer para crer.
Acrescentemos os Congressos Eucarísticos nacionais e internacionais. O último Congresso Nacional no ano passado em Belém do Pará e, o Internacional aconteceu em Cuba, também ano passado (2016). Os Congressos Eucarísticos visam aumentar mais ainda a profundidade sapiencial da Eucaristia como também trazer a Eucaristia para a vida de cada Diocese, de cada pessoa.
Que tenhamos uma Quinta-feira santificada! E graças e louvores sejam dadas a todo momento ao Santíssimo e Divinissimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário